DINÂMICA INTERNA DA TERRA: Extrutura interna daTerra
Fala galera!! Tudo Bem!?? Hoje vamos estudar a Estrutura da Terra.
Uma forma de representar a estrutura interna da Terra é dividi-la em três compartimentos conforme mostrado na figura acima:
- Crosta
- Crosta
- Manto
- Núcleo.
Nessa divisão, a crosta é a camada superficial sólida, com espessura de 35 km. Abaixo da crosta situa-se o manto, que vai até 2. 900 km de profundidade. As rochas do manto comportam-se como um fluido muito viscoso para grandes intervalos de tempo. A camada mais interior é o núcleo, fluido extremamente solido na parte mais interna da Terra. Essa e o modelo de representar a estrutura interna da Terra sob o modelo químico "geoquímico".
Atualmente, representa-se a estrutura da Terra sob o ponto de vista dinâmico, isto é, físico . Vamos agora conhecer algumas diferenças existentes nesses dois modelos. Observe a gravura abaixo: .
Nessa nossa aula vamos aprofundar os nossos conhecimentos da estrutura interna da Terra segundo o modelo da estrutura dinâmica, isto é segundo as características físicas dos materiais. Veja isso melhor na figura abaixo
Vamos agora estudar mais detalhado cada um desses modelos:
a) Modelo Dinâmico)
a.1) LITOSFERA (Crosta + manto superior = 70 a 100 km de espessura). Ela é formada de placas rígidas e móveis, que chamamos de Placas Tectônicas.
- CROSTA: DIVIDE-SE Continental e Oceânica
a.1.1) CROSTA CONTINENTAL - Essa pode ainda ser dividida em: em superior e inferior.
OBS.: A diferença de uma para a outra está na espessura. Veja:
a.1.1.1) Crosta Continental Superior: vai de 15 a 25 km espessura e que é conhecida também por SIAL devido os minerais ou os elementos químicos mais comuns encontrados nessa espessura da crosta serem o Silício + Alumínio
a.1.1.1) Crosta Continental Superior: vai de 15 a 25 km espessura e que é conhecida também por SIAL devido os minerais ou os elementos químicos mais comuns encontrados nessa espessura da crosta serem o Silício + Alumínio
a.1.1.2) Crosta Continental Inferior: 30 a 35 km espessura e que é conhecida também por SIMA devido os minerais ou os elementos químicos mais comuns encontrados nessa espessura da crosta serem o Silício e Magnésio.
a.1.2) CROSTA OCEÂNICA
a.1.2.1) - camada basáltica de 1a 4 km esp.
a.1.2.2) - camada oceânica de 5 a 6 km esp
IMPORTANTE:
Nas regiões montanhosas a crosta pode alcançar 65 km de espessura. A Crosta Continental flutua acima de material muito denso do manto, à semelhança dos icebergs sobre os oceanos. Esse é o Princípio da Isostasia que assegura que as “ leves “ áreas continentais flutuem sobre um Manto de material mais denso.
OBSERVAÇÃO
A descrição acima tratar-se do princípio da ISOSTASIA que assegura que as "leves" áreas continentais flutuem sobre um MANTO de material mais denso.
Veja a gravura:
a.2) ASTENOSFERA que corresponde a um material em = ou - em estado de fusão em que as Placas Tectônicas deslizam.
MESOSFERA = MANTO SUPERIOR = MANTO INFERIOR
ENDOSFERA= NÚCLEOEXTERNO = NÚCLEO INTERNO
VEJAMOS MELHOR:
VEJAMOS MELHOR:
Segue um breve vídeo relacionado ao que aprendemos em sala sobre a Estrutura e dinâmica da Terra.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=YryIMRMbQ0o
Nenhum comentário:
Postar um comentário